sexta-feira, 27 de março de 2015

5 Coisas que mudam ao sair de Portugal

Decidi fazer a minha própria versão/adaptação deste artigo, do ponto de vista de uma portuguesa a viver em França. Mas, quer-me parecer, isto aplica-se a muitos outros países de chegada.

1. O nosso nome torna-se, subitamente, super interessante
Aparentemente, ter dois (ou mais) apelidos é algo nunca antes visto e não ter segundo nome é praticamente um sacrilégio. Acrescentem-lhe as pronúncias exóticas por parte de estrangeiros e, subitamente, o vosso nome tem imenso potencial e pinta.

2. Levantar dinheiro pode transformar-se numa verdadeira odisseia
Para quem está habituado ao sistema Multibanco, com ATMs em tudo quanto é sítio, e a ter um banco por cada 1000 habitantes (tipo na Benedita), ir viver noutro país exige um planeamento cuidadoso das despesas que exigem pagar em dinheiro. O risco de precisar desesperadamente dele e não encontrar uma caixa é ridiculamente elevado. PS: também ainda se usa cheques.

3. O Português de Portugal perde a identidade
Se me pagassem 50 cêntimos por cada vez que tenho de explicar que não, não é praticamente igual ao Espanhol, e não, não é o mesmo que no Brasil, já tinha comprado uma ilha perdida no Pacífico. Outros comentários incluem: "parece Russo Espanhol ou Polaco Espanhol" e "todas as palavras acabam em «-che»".

4. O valor que damos à sopa aumenta exponencialmente
Mesmo para quem, tendo escolha, antes optaria por não comê-la de todo, a ausência quase total de sopa nos menus desta terra faz com que esta se torne objeto de grande desejo. A abertura de uma "Loja das Sopas" aqui seria o acontecimento mais inesperado de sempre.

5. Ir ao supermercado passa a ter horário
Esqueçam as idas ao Continente do Colombo às 23h, ou as compras para a semana feitas aos domingos. O mesmo se aplica a quase todo o comércio, na realidade, com centros comerciais a fecharem às 20h e restaurantes encerrados ao domingo. Mas quem é que no seu perfeito juízo vai querer comer fora a um domingo?!

Algum destes pontos vos soa familiar?

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. E de repente as prioridades mudam e já não queres ter uma vivenda com jardim e churrasqueira ou o último modelo Audi. Queres um apartamento pequeno ao pé do metro/comboio e dinheiro para viagens que não precisam de planeamento com antecedência. E isso é tão melhor.

    (Ps nunca tive como sonho uma casa com churrasqueira, mas enquadra-se).

    ResponderEliminar