segunda-feira, 14 de julho de 2014

Alors... é +/- isto que se tem passado

Isto de vir para França sem falar francês tem muito que se lhe diga. É certo que, durante grande parte do meu dia, é Língua que não me faz falta nenhuma, mas convenhamos que saber dizer duas coisitas ou três dá um certo jeito.

Disse-me o teste diagnóstico que fiz no trabalho que o meu Francês é de nível Elementar - suficiente para já não poder ter aulas, e insuficiente ao ponto de não conseguir desenvolver uma conversa além do nível de cozedura da minha carne, num restaurante. Mas (lá dizia o Outro), isto é vivendo e aprendendo.

No processo, já coleciono algumas situações estúpidas caricatas, como:

  • Os dois meses que passei a esforçar-me para falar francês com o senhor do café da esquina, para depois perceber que ele é português;
  • As minhas duas tentativas falhadas de pedir os meus medicamentos na farmácia em francês, em que quis dizer «100» e, aparentemente, disse «mama», porque têm pronúncias ridiculamente semelhantes;
  • A vez que me dirigi à menina do McDonalds, e disse «Excusez-moi, can you give me a straw and some salt, s'il vos plaît?»;
  • A mão cheia de vezes que tentei, toda eu naturalidade e gourmet, fazer o meu pedido no Starbucks em francês, para o rapaz me responder sempre em inglês porque não fui minimamente convincente.

Mas pronto, é dar tempo ao tempo, inventar muitas palavras que mais não são do que português com sotaque francês, e rir-me das minhas desventuras... C'est la vie!

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Tens que aprender a comentar a meteorologia. Resulta sempre :) (welcome backkkk <3)

    ResponderEliminar
  2. Ahah muito bom! Com o tempo vais sabendo dizer mais coisas ;)

    ResponderEliminar